Material com os jogos educativos em Sobral passa a ser atividade didática essencial em diferentes disciplinas das escolas

As escolas de Sobral/CE estão promovendo as atividades com os jogos educativos “Piquenique” e “Bons Negócios” desde abril deste ano, onde foi realizado um grande evento de lançamento do projeto no município, com formação para os educadores e doação do material para 100% da rede pública municipal de ensino. Os educadores logo receberam a proposta implementando de forma interdisciplinar, inclusive com atividades no mês de junho, promovendo ações com alunos e até comunidade como parte da programação da colônia de férias realizada nas escolas.

Diante do engajamento e os resultados apontados pelos educadores do município, a equipe do Instituto Brasil Solidário, esteve em visita as escolas, entre os dias 27 e 30 de agosto, fortalecendo o diálogo com os gestores escolares sobre as atividades pedagógicas que podem ser implementadas dentro e fora de sala de aula. O contato com os educadores apontou várias ideias positivas que já estão sendo fomentadas no currículo escolar, junto ao material dos jogos educativos, principalmente, alinhada as sequências didáticas já disponíveis no site do projeto.

Durante as visitas o Secretário de Educação do Município, Herbert Lima, esteve presente acompanhando o trabalha nas escolas e reforçou sobre a parceria da gestão municipal para a continuidade das atividades prevendo outros treinamentos e formações sobre o tema com os educadores.

Na Escola Yêdda Frota, o planejamento de aulas já vem sendo elaborado alinhada as sequências didáticas encontradas junto ao material dos jogos educativos, inclusive, com professores complementando as ideias em diferentes disciplinas. “Os professores estão aproveitando todo o material dos jogos, sempre promovendo uma aula antes sobre o tema para depois colocar em prática o aprendizado aproveitando esse material lúdico que os alunos adoram participar”, ressalta o Diretor da Escola, Sávio Sousa.

Uma proposta com os encartes de supermercado, levando para dentro de sala de aula um diálogo sobre uma realidade presente no cotidiano de cada aluno, é mais uma das boas práticas já vistas em Sobral com as crianças do Fundamental I. “Já trabalhei a matemática, a questão da soma, subtração e também a questão de escolher a lista de alimentos identificar o que é saudável, tudo isso foi muito interessante pra eles, já trabalhei também com os encartes de supermercado, fazendo a comparação de preços pra eles olharem o que era mais barato e quais alimentos são mais saudáveis, são exemplos das muitas oportunidades que estamos tendo de trabalhar com os alunos a partir desse material dos jogos educativos”, enfatiza a Professora Conceição Clemente, da Escola Maria do Carmo.

Para Francisca Elenice, mãe do aluno Levi, do 4º ano da Escola Maria do Carmo, seu filho está tendo uma oportunidade que muitos adultos não tiveram em sua infância e adolescência, um aprendizado que irá refletir também no seu futuro de forma muito positiva.

“Eu acredito que a importância desse jogo na vida do meu filho vai refletir também na sociedade, porque a sociedade começa no lar, na família, então é de suma importância que a escola se preocupe com isso, de ensinar as crianças sobre educação financeira já desde pequeno, porque isso vai refletir na nossa vida financeira e também no meio ambiente, de como pagar nossos recursos, ter consciência sobre os gastos, que é importante ter um dinheirinho guardado, então achei muito interessante para o meu filho está participando desse projeto”, afirma Elenice.

 

EIEF Maria do Carmo Andrade

Escola José da Matta

Escola Yêdda Frota

Escola Dinorah Tomaz Ramos

Colégio Elda Cavalcante

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *