Escola em Sobral amplia as oportunidades de aprendizado com os Jogos Piquenique aproveitando para realizar um “quiz” com questões relacionadas a temática trabalhada em sala de aula

A aula é de matemática, mas a turma segue empolgada e atenta para entender o que a professora passa em sala, pois logo depois das explicações chegam os jogos Piquenique, e junto com ele, um envelope com o “quiz” de perguntinhas relacionadas ao tema visto em sala de aula! Sim! Além, das cartinhas de ganhos e perdas já presentes no jogo de tabuleiro, a turma da Escola José da Matta, implementou um elemento a mais de desafio e aprendizagem proposto pelos próprios educadores da escola. Esse mesmo formato passou a ser fomentando em todas as disciplinas junto as atividades com os jogos, seja uma aula de Geografia, História, Ciências ou mesmo sobre sustentabilidade.

Segundo Ana Paula Nogueira, Coordenadora Pedagógica da Escola José da Matta, diante das várias possibilidades de temas e atividades que podem ser relacionados ao Jogo Piquenique, os educadores perceberam que as ações pedagógicas com o material dos jogos educativos também permitiam uma maior concentração dos alunos, considerando as cartinhas de tomada de decisão, que trazem vários assuntos importantes do dia a dia, como economia de água, luz e os cuidados com o meio ambiente.

“Ao perceber a empolgação dos alunos enquanto jogavam e o entusiasmo em fazer os cálculos, bem como a melhoria em conteúdos matemáticos como situações problemas, por exemplo, entendemos que podíamos ampliar ainda mais o leque de conhecimento que queríamos explorar e ensinar, então, surgiu a ideia de fazermos um quiz, onde eles podem escolher as perguntas e o tema de acordo com o conteúdo a ser trabalhado. Fizemos o teste e as crianças começaram a ficar mais atentas as aulas para avançar no jogo e ganhar as Américas, pois sabiam que ao final da aula ia ter o momento com o Piquenique, e junto das cartinhas, um envelope com perguntas sobre a aula que acabara de assistir”, explica Ana Paula.

Separando em cores diferentes para cada tema a ser trabalhado nas atividades com os jogos, os professores já elaboraram diferentes questões, que podem ser renovadas também a cada disciplina. O modelo se tornou rotina das aulas da escola, e os alunos vem avançando no aprendizado de forma divertida e interativa.

“O jogo Piquenique, em si, já é uma ótima  ferramenta para trabalhar diferentes conteúdos e habilidades, pois, induz e ensina as crianças a pensarem antes de fazer uma escolha ou uma compra,  levando o aluno a considerar diferentes áreas da vida e perceber como sua escolha pode afetar de forma  positiva ou negativa a sua própria vida, como também a vida em sociedade. De forma cognitiva eles aprendem escrita, sistema monetário, cálculo de compra e venda, raciocínio lógico, enfim… são inúmeras as possibilidades!”, ressalta Ana Paula.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *