Educadores dos municípios de Carolina e Balsas, no Maranhão, participam de formação do Projeto Jogos de Educação Financeira

Parceiros de longa data do Instituto Brasil Solidário, os educadores das escolas de Balsas e Carolina, no Maranhão, receberam nesta segunda, dia 12 de agosto, a Formação do Projeto Jogos de Educação Financeira, envolvendo desde as orientações teóricas de inclusão do tema no currículo escolar, até o treinamento prático com os jogos educativos: Piquenique e Bons Negócios.

O histórico de ações e projetos do Instituto na região, permitiu uma forte mobilização dos gestores escolares em reunir seus coordenadores pedagógicos para o dia de formação e já mostrando entusiasmo para conhecerem o material e colocar em prática as atividades em sala de aula.

“Quando eu soube da formação e me falaram que era o Instituto que ia realizar a oficina, eu fiquei muito feliz e já me prontifiquei a participar, pois aqui em Balsas, as ações do IBS são vistas como uma referência em projeto, todas as escolas que já receberam alguma atividade são muito apaixonadas pelo trabalho do Instituto, então todos ficaram muito motivados a conhecerem sobre a proposta de educação financeira”, ressaltou Cláudia Simone Duarte, Coordenadora Pedagógica da Escola Nossa Senhora Aparecida, em Balsas/MA.

Segundo Cláudia, após participar do treinamento, os educadores perceberam várias oportunidades de expandir o trabalho pedagógico na escola, utilizando o material com os jogos em diferentes disciplinas. “Esse dia de formação foi maravilhoso, superou minhas expectativas, pois trouxe várias ideias de atividades lúdicas e que podem atrair a atenção dos alunos. Nós sabemos que a escola se preocupa com os indicadores como o IDEB e estamos sempre pensando estratégias para aprimorar o aprendizado dos alunos, então esse projeto veio com uma estratégia excelente, unindo teoria e prática, com certeza será um sucesso na escola”, enfatiza.

Para Vilma Mesquita, Coordenadora de Núcleo da Rede de Atendimento, da Unidade Escolar Odolfo Aires de Medeiros, em Carolina/MA, os jogos educativos chegam para somar o trabalho que vem sendo realizado nas escolas, agregando uma proposta que potencializa habilidades importantes para o desenvolvimento dos alunos dentro e fora do ambiente escolar.

“Nós percebemos que através dos jogos, as crianças terão desenvolvimento em todos os sentidos, em todas as áreas, elas terão um raciocínio lógico bastante aguçado, terão a oportunidade de trabalhar a leitura, a escrita, então de um modo geral, o jogo é magnífico, eu realmente fiquei maravilhada com aquilo que eu pude presenciar com esse treinamento”, disse Vilma.

Um comentário em “Educadores dos municípios de Carolina e Balsas, no Maranhão, participam de formação do Projeto Jogos de Educação Financeira”

  1. Confirmo o que disse. O Encontro foi extraordinário! Ensinamentos que levaremos para a vida toda. O mais interessante é que seremos multiplicadores de propostas inovadoras e que nos despertaram para sermos melhores como educadores e como pessoas.
    Vilma de Sousa Mesquita. Coordenadora de Núcleo da Rede de Atendimento de Crianças e Adolescentes. Unidade Escolar Odolfo Aires de Medeiros
    Carolina/MA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *