Estudantes de Carolina/MA participam de atividade prática “Nossa moeda no cotidiano” com dinâmicas para assimilar notas de maior e menor valor

“Nossa moeda no cotidiano” foi o tema escolhido para uma atividade dinâmica e criativa com os estudantes da Escola Operária Rui Barbosa, em Carolina/MA, que abriu várias oportunidades de aprendizado com os alunos conhecendo de forma prática o valor em moedas e cédulas, com troca do dinheiro e várias continhas para entenderem cada nota e seus valores.

Segundo a professora Elinei Siqueira, que esteve à frente da atividade, a proposta foi fomentada em sala de aula, onde a turma do 4º ano fez um grande círculo para interagirem na troca das cédulas e, receberam durante a atividade, notas variadas de 100 a 2 reais.

“Pedimos para que os alunos trocassem o dinheiro da forma como quisessem, envolvendo cédulas e moedas. Feito isso, cada uma trazia até o centro e conferia falando e mostrando os valores para os demais colegas. Se por acaso o valor fosse inferior ou superior do que eles tinham planejado, a criança voltava ao centro e tinha que conferir novamente se estava sobrando ou faltando, fazendo novos cálculos. A dinâmica envolvia também uma moeda fictícia, quando acertavam os cálculos, elas ganhavam moedas de 1 real, e quando acontecia algum erro, ganhavam moedas de 0,25 centavos. Assim todos ganhavam e ficavam satisfeitos com as trocas”, explica a educadora.

A professora ressaltou que o principal objetivo era possibilitar que os alunos assimilassem o valor das menores e maiores notas, participando de atividades do dia a dia, como a ida ao supermercado já com conhecimento sobre conferir um troco, entender o valor das compras e terem uma noção importante de conceitos da educação financeira.

A proposta envolve ainda uma continuidade dessa primeira atividade, onde será organizado um mini supermercado na sala de aula, com preços já estabelecidos em embalagens de alguns produtos comuns no cotidiano dos estudantes. “Esse foi um primeiro passo com um resultado muito positivo dos alunos, eles gostaram muito de participar da atividade, então estamos organizando uma outra aula, já separamos as embalagens e etiquetamos com os preços, onde eles vão precisar fazer as compras, calcular e pagar os produtos e conhecerem na prática sobre como trocar o dinheiro certinho”, ressalta.

 

 

Um comentário em “Estudantes de Carolina/MA participam de atividade prática “Nossa moeda no cotidiano” com dinâmicas para assimilar notas de maior e menor valor”

  1. Parabéns aos alunos pelo aprendizado, empenho e dedicação e a professora pela disposição e aceitação das orientações dadas
    para realização das atividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *