Escola em Cascavel aproveita o material dos jogos educativos para as atividades da eletiva de Matemática Financeira

Os jogos Piquenique e Bons Negócios já fazem parte da rotina de atividades da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Marconi Coelho Reis, em Cascavel/CE! Os estudantes que participam da eletiva de Matemática Financeira, tem recebido várias orientações práticas sobre como lidar com os desafios do dia a dia referente ao planejamento financeiro, aproveitando todo o material dos jogos educativos para potencializar os conceitos apresentados em sala de aula.

Segundo os educadores da escola, o simbolismo experimentado no jogo funciona como um recurso para introduzir ou exercitar aspectos importantes do cotidiano, como escolher uma alimentação adequada e manter a saúde, comprar, pagar e adiar o desejo de consumir, mesmo em uma situação cheia de desafios e surpresas.

“Os alunos se sentiram bastante impressionados e a maneira de economizar deles mudou completamente. E um dos pontos que mais chamou atenção deles é que no final do jogo ganha quem mais economizou, ou seja, sabendo economizar você pode ter uma vida saudável, controlar seus gastos e aprender a consumir. Assim surgindo em cada um deles o espírito da Matemática Financeira”, ressalta o professor Wermesson, que ministra as aulas da disciplina.

Reforçando o momento lúdico de diversão e aprendizado com os jogos, os educadores tem trabalhado com rodas de conversa e debates sobre temas que estão presentes na rotina financeira dos próprios alunos, levantando diálogo sobre como economizar, o que pode ser feito para estimular um consumo adequado, como se planejar com os recursos disponíveis e tomar as melhores decisões de forma consciente e segura para o futuro. As atividades têm permitido uma interação com toda a turma, dando espaço para refletirem e trocarem experiências com os colegas de sala, pontuando os questionamentos e desafios que estão mais presentes nessa trajetória pelo consumo consciente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *