Proposta dos Jogos Piquenique foi tema de pesquisa apresentada no evento 1º Saberes: Encontro de Educadores de Sobral

A programação do 1º Saberes: Encontro de Educadores de Sobral, contou com pesquisa e apresentação de um trabalho voltado para as experiências pedagógicas com os Jogos Piquenique, que já vem refletindo grandes resultados dentro e fora de sala de aula nas escolas de Sobral!

Os educadores Wellington Sousa e Gabrielle Arruda, da Escola Maria Yêdda Frota, levaram para o grande evento em Sobral, realizado entre os dias 18 e 19 de outubro, no Centro de Educação a Distância (CED) do município, um relato sobre as ações promovidas com a turma do 4º ano da escola, que através das atividades pedagógicas com o material lúdico e criativo dos jogos, vem mostrando maior interação e aprendizado em várias disciplinas.

Na apresentação, os educadores reforçaram sobre o material dinâmico e versátil dos jogos educativos, que atualmente, é utilizado na escola em diversas disciplinas, seja para abordar tipos e gêneros textuais dentro das atividades de Português, trabalhar a alimentação saudável dentro da disciplina de ciências ou mesmo reforçar as quatro operações básicas da matemática, enquanto eles se divertem nos desafios propostos no jogo de tabuleiro.

“Com os jogos educativos, nós percebemos que até os alunos mais tímidos interagiram com as atividades que fomentamos em sala, o que tornou a aprendizagem prazerosa e construtiva, agregando todos os alunos de forma participativa e inclusiva. Conseguimos alcançar também tanto os alunos com dificuldade quanto os estudantes que já possuem certa desenvoltura nos conteúdos, além de vermos o quão empolgante é usar teorias e metodologias que sejam aplicáveis em nossas salas de aulas”, ressaltou o Professor Wellington Sousa.

Segundo o Professor Wellington, o momento foi rico em troca de conhecimentos e experiências, onde alguns professores relataram já conhecer sobre o projeto e até utilizar os jogos em sua escola, mas ainda não tinha despertado para algumas possibilidades didáticas que foram expostas durante a apresentação. Na ocasião, foram apresentadas também as sequências didáticas desenvolvidas dentro da escola e algumas já sugeridas junto ao material dos jogos educativos.

Apresentação – 1º Saberes: Encontro de Educadores de Sobral

Jogos Piquenique – Escola Maria Yedda Frota

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *